Mercado Livre de Energia – O Caminho da economia real

mercado-livre-energia-economia

O Mercado Livre de Energia realmente traz economia?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre energia. Este tema tem sido pauta, principalmente entre diretores de empresa, que preocupados com o avançar do preço da energia elétrica no Brasil, buscam estratégias e alternativas para reduzir este insumo tão vital para a vida dos negócios.

Neste artigo, falaremos sobre o Mercado Livre de Energia, bem como os benefícios em economia com custo de energia elétrica este ambiente oferece.

Introdução

Antes de mais nada, é importante entendermos: O que é o Mercado Livre de Energia e do mesmo modo: Como o ambiente de contratação livre de energia funciona.

O que é o Ambiente de Contratação Livre de Energia (ACL)?

O ambiente livre foi criado, acima de tudo, para proporcionar a empresas geradoras, comercializadoras e consumidores, uma plataforma de negociação direta, ou seja, podem livremente negociar a compra e venda de energia elétrica entre si.

64% do Consumo de energia vem do Mercado Regulado

36% da energia consumida no Brasil é do Mercado de Energia Livre

Fonte: Abraceel, 2022

Como funciona?

O Ambiente Livre é uma plataforma de negociação de energia, sob gestão da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) , e da mesma forma, sob a Fiscalização da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica.

O objetivo deste ambiente é proporcionar maior liberdade, tanto aos consumidores quanto aos geradores e da mesma maneira, oferecer melhores opções de negociação de preço de energia.

Contratos bilaterais de compra de energia

Enquanto no ambiente regulado a compra de energia acontece através de contratos de leilões com distribuidoras, em contrapartida, no Mercado Livre a compra é concretizada através de contratos bilaterais entre consumidores livres e geradores de energia ou empresas comercializadoras.

Gestão pela CCEE

Vale salientar que estes contratos são gerenciados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), entidade que por sua vez é responsável pela total gestão do mercado de energia livre.

Vale a pena entrar para o Ambiente de Contratação Livre?

Perguntamos a você… o que você prefere: Pagar mais caro por energia? Ou ao invés disso, pagar uma fatura mais barata? Obviamente que todo empreendedor escolherá a segunda opção.

Requisitos

Mas vale salientar que o Ambiente de Contratação Livre de Energia atualmente só é disponível para alguns perfis de empresas, que em sua maioria, são unidades consumidoras com demanda contratada de 500 kW ou mais.

Consumidor Livre e Consumidor Especial

No ACL exitem dois tipos de consumidores principais, são eles:

Consumidor livre: Aquele que possui demanda a partir de 1,5 MW

Consumidor Especial: Toda unidade consumidora com demanda mínima de 500 kW

Como funciona a migração para o mercado livre?

Primeiramente, é necessário se tornar um Agente na Câmara de Comercialização, para que dessa forma as todas as partes envolvidas tenham as garantias devidas nas negociações, e do mesmo modo, ter poderes para operação na plataforma.

Logo depois, é definido em qual categoria a empresa fará parte: Consumidor livre ou Especial.

Ao final, é feito o processo de rescisão de contrato com a distribuidora de energia, ao passo que é informado a decisão pela migração para o mercado livre.

Quanto tempo leva para concluir a migração ao ambiente livre?

Este tempo pode variar. Ao passo que é preciso analisar o contrato de demanda firmado anteriormente
com a concessionaria.

Eventualmente, este processo pode levar de 6 meses ou até mesmo 1 ano, se levado em consideração possíveis cláusulas de permanência ou eventualmente, adequações pela empresa optante pela migração.

Saiba se sua empresa pode ou não participar

Para saber todos os critérios afim de saber se sua empresa é elegível ao mercado livre, fizemos um artigo especialmente para tirar todas as duvidas, ou se preferir, entre em contato com nossa equipe, será um prazer tirar todas suas duvidas e ajudar sua empresa a conquistar economias reais.

Quais as vantagens?

1. Redução de custo com energia

Através desta plataforma de negociação de energia é possível reduzir em até 35% o custo de energia da sua empresa. (Lembrando que isso pode variar para cada caso)

Utilize nosso Simulador para avaliar qual o potencial de redução para sua empresa.

2. Maior previsibilidade de custos

Como os contratos são geralmente firmados, em média, com 1-2 anos de antecedência, a empresa têm por sua vez, total previsibilidade de custos, ao contrario do Ambiente Regulado (Mercado Cativo), onde as empresas ficam expostas a diversos cenários, como a Escassez hídrica que vivemos em 2021, que geraram aumento nos custos de energia, jamais vistos antes, com bandeiras tarifárias e reajustes recordes.

3. Poder decisório e liberdade de escolha

No mercado livre, o consumidor tem o poder de decisão e dessa forma têm maiores possibilidades e oportunidades para conseguir melhores negociações de preço e contratos.

Existe o risco de não receber a energia comprada?

O Papel da Distribuidora

Assim como no mercado cativo, a responsabilidade da entrega física da energia continua com a Distribuidora, da mesma forma ela deve cumprir todas suas obrigações e metas de qualidade estipuladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), definidas em seu contrato de concessão.

Reduza até 35% a conta de energia da sua empresa

Faça já uma simulação e comece a pagar menos com energia elétrica

Este conteúdo foi útil? compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Se inscreva em nosso Blog

Se inscreva para receber conteúdos sobre o Energia

Artigos relacionados

A Conta de Energia da sua Empresa está Muito Alta?

Garantimos até 30% de Economia